Desenvolvimento e aprendizagem segundo Wallon
Como já tínhamos visto antes, behaviorismo tem varias vertentes e além de Skinner também estudamos Henry Wallon, que também foi fundamental para os estudos sobre desenvolvimento e comportamentos psicológicos, ele buscava compreender o psiquismo humano, focando seus estudos em crianças, pois acreditava que através do comportamento infantil ele conseguiria ter acesso á gênese dos processos psíquicos, e assim, compreender os adultos de forma pura e real.
Para Wallon, o desenvolvimento infantil é marcado por descontinuidade, crises e conflitos, envolvendo mudanças de pequenas e grandes proporções, provocando reestruturações do comportamento, tendo interferências biológicas e sociais; Ele também acha fundamental que a afetividade esteja presente em todos os meios, assim, caminhando ao lado da inteligência, e, sem alguma das duas, o indivíduo pode encontrar dificuldades na aprendizagem escolar, consequentes de problemas afetivos que podem interferir no funcionamento cognitivo, sendo assim, ele exige que o afeto seja trabalhado com toda a liberdade possível de expressão, sem julgamentos ou pressões sociais culturalmente impostas.
A seguir uma breve comparação entre desenvolvimento de Piaget e Wallon:
Referências bibliográficas: Piletti, N.; Rossato, 5, -Psicologia da Aprendizagem: Da Teoria do Condicionamento. 1 ed - São Paulo: Contexto, 20
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